Nesta primeira postagem, falarei sobre alguns dados relevantes, referentes ao Censo da Educação Superior. Trata-se de um instrumento de pesquisa sobre as instituições de educação superiores brasileiras (IES) ofertantes de cursos de graduação, além de dados de alunos e docentes.
Entre os dados coletados estão informações importantes a respeito do ensino superior, cursos de graduação presencial ou a distância, cursos sequencias, ingressantes, concluintes, entre outros.
Os dados coletados a partir das instituições de ensino permitem a geração de indicadores de acompanhamento e de fluxo na educação superior.
Então vamos lá !
1 – Com relação a Rede de Educação Superior Brasileira
- Nos dados acima podemos constatar que 87,9% das Instituições de educação superior são privadas.
- Existem atualmente 296 IES públicas e 2.152 IES privadas.
- Em relação as IES públicas:
- 41,9% são estaduais;
- 36,8% são federais e;
- 21,3% são municipais.
- Maior parte das universidades é pública (53,3%).
Outros dados relevantes extraídos do Censo:
- Há 2.448 Instituições de Educação Superior no Brasil, das quais 82,5%, são faculdades.
- Existem 35.380 cursos de graduação e 63 cursos sequencias são ofertados em 2.448 IES no Brasil.
- O típico docente possui doutorado na rede pública.
- O típico aluno de cursos de graduação a distância cursa o grau acadêmico de licenciatura.
- Na modalidade presencial, esse estudante cursa bacharelado.
- O mestrado é o grau de formação mais frequente na rede privada.
- Em 2017, foram oferecidas mais de 10,7 milhões de vagas em cursos de graduação, sendo 73,3% vagas novas e 26,6% vagas remanescentes.
- Tecnológico e Licenciatura são os graus acadêmicos que tiveram maior aumento no número de ingressos em 2017 e relação a 2016. Pouco mais de 60% dos ingressos ocorrem em cursos de bacharelado.
2 – Matrículas
- Os dados acima refletem o número de matrículas na Educação Superior (Graduação e Sequencial – 2007 à 2017).
- Entre 2007 a 2017, a matrícula na educação superior aumentou 56,4%.
- A média de crescimento anual é de 4,6%.
- Em relação a 2016, a variação positiva é de 3,0%.
3 – Docentes da Educação Superior
- Na rede pública, o número de docentes em tempo integral aumento 81% nos últimos dez anos.
- Em 2017, havia 380.673 docentes em exercícios na educação superior no Brasil. Deste total, 55% tinha vínculo com IES privada e 45%, com IES pública.
- A participação de docentes com doutorado, tanto na rede pública quanto na rede privada continua crescendo. A participação dos que têm até especialização cai a cada ano nas duas redes.
- A maioria dos docentes nas universidades tem doutorado (57,2%). Em relação ao regime de trabalho, os docentes em tempo integral são mais de 95% nos IFs e Cefets.
- Os cursos de licenciatura têm o maior percentual 75,3% de docentes com o regime de trabalho em tempo integral.
- Nos cursos presenciais, 85,9% dos docentes possuem Mestrado ou Doutorado. Nos cursos EAD esse percentual é de 88,3%.
Os dados acima, bem como, demais informações detalhadas a respeito de estatísticas, microdados, resumos técnicos, comparativos, entre outros podem ser baixados gratuitamente em:
Abraço e até a próxima!
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