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Censo EAD – Situação atual da Educação a Distância no Brasil

Roberto
Escrito por Roberto em Setembro 26, 2019
Censo EAD – Situação atual da Educação a Distância no Brasil
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Neste artigo falaremos sobre a situação atual da educação a distância no Brasil. Estes dados foram extraídos do Censo EAD, trabalho desenvolvido pela ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância (http://www.abed.org.br/site/pt/).

Este 10º relatório, traz um raio x em diversas categorias sobre a EAD e seus diferentes aspectos que a compõe.

Confira as principais informações extraídas no artigo abaixo, boa leitura!

Ponto 1: Qualidade na EAD

A qualidade na EAD sempre foi um ponto crítico, cercado de dúvidas. Segundo diferentes autores, três pilares formam a qualidade para oferta de um curso EAD: material didático, tutoria e avaliação. Entretanto, novas tecnologias apontam para um novo pilar: a metodologia empregada.

Neste contexto as metodologias ativas surgem (falaremos sobre as metodologias ativas em um novo artigo) como forma de adicionar formatos de aula mais atraentes para o público em questão.

Ponto 2: O que compõe a qualidade EAD?

Diversas perguntas foram realizadas como forma de medir o grau de concordância no que se refere à qualidade EAD, em uma escala de 1 a 5. Pode-se afirmar que os seis elementos que ficaram mais bem pontuados quanto à qualidade EAD independem da modalidade, os quais são:

  • Conteúdos corretos e atualizados.
  • Professores qualificados.
  • Tutores qualificados.
  • Atendimento ágil as necessidades dos alunos.
  • Metodologias eficazes.
  • Gestão eficaz.

O gráfico abaixo apresenta os 18 pontos que obtiveram pontuação maior que 04.

Ponto 3: Modalidades de cursos oferecidos

Quanto as modalidades de cursos oferecidos, conforme dados do Censo, 281 instituições no Brasil responderam. Destas, 196 instituições oferecem cursos regulamentados totalmente a distância, 153 oferecem cursos semipresenciais, 150 oferecem cursos livres e 72 oferecem cursos livres corporativos. O gráfico abaixo evidencia, tais informações.

Ainda, outro fator relevante é quanto ao tempo de atuação das instituições ofertando cursos presenciais e a distância, ficando evidente que no Brasil, a EAD teve origem em instituições que já ofereciam cursos presenciais, sendo que a maioria dos cursos a distância foram criados entre seis e dez anos atrás. Os dados podem ser visualizados no gráfico abaixo:

Ponto 4: Ensino híbrido (semipresencial)

Segundo o mesmo Censo, estudos recentes mostram fortes evidências de que o futuro do crescimento e da qualidade da educação superior no Brasil, seguindo uma tendência internacional está no ensino híbrido.

No curso híbrido os estudantes devem encontrar um AVA bem estruturado, com trilhas de aprendizagem que promovem seu desenvolvimento individual para trabalhar em grupo nos encontros presenciais com frequência adequada e flexível.

Os dados da tabela abaixo trazem informações sobre perguntas relacionadas ao ensino híbrido, confira:

Já no gráfico abaixo é possível é possível ver uma projeção para o total de matrículas em IES particulares até 2023.

Ponto 5: Função dos Polos

Sabe-se que os Polos deixaram de ser obrigatórios, assim como, não existe uma regulamentação que determine as atividades que o mesmo deve prestar.

Entretanto é de extrema importância que se saiba quais atividades são realizadas nos polos em atividade. Dados estes expostos no gráfico abaixo.

No gráfico é possível observar que a maior atividade prestadas pelo polo é o atendimento administrativo ao aluno (55%), e 54% atendimento pedagógico ao mesmo. Interação social entre alunos aparece com 47% e 46% para captação de alunos.

Quanto a realização de trabalhos cooperativos entre alunos este valor, esta atividade corresponde a 45% das respostas. Por fim, a sexta atividade mais representativa indicada nos polos (46%) corresponde ao espaço para assistir videoaulas/teleaulas.

Ponto 6: Cursos oferecidos em EAD

O número de cursos oferecidos em educação a distância (EAD) no país é bastante alto, dado que revela uma grande diversidade na oferta desta modalidade.

Houve também um aumento significativo na oferta de cursos regulamentados a distância, principalmente na pós-graduação lato sensu e no nível superior tecnológico.

Ponto 7: Volume de matrículas no EAD

O número de matrículas juntamente com o aumento de polos e a definição mais ampla de cursos semipresenciais, apresentou um crescimento significativo. No gráfico a seguir é apresentado uma série histórica com o volume total de matrículas contabilizadas desde 2009.

Ponto 8: Matrículas por área do conhecimento

A área do conhecimento que mais teve alunos matriculados foi das ciências sociais aplicadas, seguida das ciências humanas e linguísticas, letras e artes, em cursos regulamentados totalmente a distância.

Na análise por área do conhecimento, vale observar os cursos que tem maior incidência de matrículas semipresencial: os alunos de ciências da saúde estão concentrados em sua maioria em cursos dessa modalidade.

O gráfico abaixo mostra o número de matrículas por área do conhecimento em cursos a distância e semipresenciais.

Ponto 9: Área de atuação

A área de atuação das instituições EAD é bastante variada. A grande maioria dos fornecedores atua nas áreas de produção de conteúdo, produção audiovisual e software, mas muitos fornecem serviços bastante específicos conforme gráfico abaixo:

Ponto 10: Formatos de oferta de conteúdo

No que se refere a formatos de conteúdo existe uma oferta bastante variada de recursos. As teleaulas lideram a oferta, sendo utilizados por 86,2% das instituições em cursos regulamentados totalmente a distância.

No entanto, um dado que chama atenção nesse levantamento, é a maior relevância de jogos eletrônicos, recursos adaptativos, simulações on-line e objetos de aprendizagem digitais.

Não há substituição dos recursos tradicionais, mas evidencia-se um aumento significativo da oferta de recursos tecnologicamente mais ricos e variados. O gráfico abaixo apresenta os recursos educacionais oferecidos, em percentual de instituições.

Ponto 11: Canais de atendimento

No que se refere aos canais de atendimento são poucos as instituições que não oferecem apoio aos alunos. Isso ocorre em 10,9% das instituições que oferecem cursos livre não corporativos.

O atendimento puramente presencial é insignificante (menos de 2%).

O mais usual é a oferta de atendimento presencial e on-line, presente em aproximadamente 77% das instituições que oferecem cursos regulamentados totalmente a distância ou semipresenciais, seguido pelo atendimento apenas on-line em aproximadamente 45% das instituições que oferecem cursos livres.

Quanto aos tipos de canais de atendimento on-line utilizados com mais frequência, assim como no caso dos conteúdos, são os mais tradicionais: e-mail, fórum e chat. Vale ressaltar, entretanto que os canais que exigem tecnologias mais sofisticadas estão sendo acrescidos aos tradicionais de forma significativa, conforme exposto no gráfico a seguir.

Por fim, é inegável o avanço da EAD no Brasil e toda uma rede de profissionais, infraestrutura e alunos que estão ligados a ela. Conhecer este meio e entender sua atual situação é fundamental para os interessados na área.

O relatório analítico completo sobre EAD no Brasil, pode ser baixado gratuitamente em:

http://abed.org.br/arquivos/CENSO_EAD_BR_2018_digital_completo.pdf.

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