Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Ferramentas de Pesquisa

Bases de Dados Científicas

Roberto
Escrito por Roberto em Agosto 17, 2019
Bases de Dados Científicas
Junte-se a mais de 1000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Um dos pontos iniciais de qualquer pesquisa científica é selecionar bons artigos para que possamos saber o que está sendo pesquisado sobre aquele tema em questão, quais são os trabalhos já realizados, de que forma foram feitos, com quais autores, etc.

Para isso, é importante sabermos os caminhos das pedras de “onde começar” e “como pesquisar”…

A diferença entre Bases de Dados e Banco de Dados

Bases de Dados Científicas se referem a repositórios de publicações científicas (vinculados a revistas científicas), ou seja, uma coletânea de trabalhos científicos publicados e organizados para consulta em um site, plataforma web, etc.

Já um Banco de Dados tem sua origem na TI (Tecnologia da Informação) e se refere a dados que são armazenados em tabelas, arquivos, planilhas, entre outros, utilizados como forma de armazenamento de dados do resultado de uma pesquisa por exemplo (dados cadastrais, dispositivos utilizados em determinada organização, sintomas de um paciente, etc.).

Importância e Relevância das Base de Dados

Os trabalhos presentes em uma Base de Dados Científica, conferem um grau de credibilidade e qualidade fundamentais a qualquer trabalho científico, permitindo ao pesquisador fundamentar-se de conteúdo apropriado a sua prática a ser desenvolvida.

Ao utilizar uma base de dados científica para tal tarefa, assegura-se que os artigos ali presentes passaram pela avaliação de no mínimo 02 (dois) revisores (profissionais da área em questão ao tema, com experiência relevante), além de fatores como originalidade, relevância, ABNT, escrita científica, entre outros parâmetros geralmente requeridos a um trabalho científico.

Como escolher uma revista relevante para publicar meu trabalho de pesquisa?

Ao publicar um artigo seus autores visam em geral que o mesmo tenha visibilidade, relevância, entre outros fatores. Mas, como isso é definido? O que seria uma revista importante (de boa qualidade) para submeter meu trabalho?

Aí entra a sigla FI (Fator de Impacto). O fator de impacto de uma revista é definido pela fórmula:

FI = Total de citações recebidas / Total de artigos publicados.

A cada dois anos esse cálculo é realizado e gera à revista seu FI, sendo publicado em uma base denominada Journal Citation Reports (JCR) fator fundamental para a mesma ser reconhecida (relevante) ou não.

Principais sites para Pesquisa Científica

Como forma de ajudar no processo de pesquisa em bases de dados científicas, separei dois materiais muito bons, conforme segue.

O primeiro material é um passo-a-passo bastante interessante de como realizar uma pesquisa em base de dados científica (com foco para bases de dados da área da saúde), além de informações relevantes sobre o assunto.

O segundo é uma lista de 100 bases de dados voltados para a pesquisa científica, separado por categorias, onde entre elas estão: Livros e Periódicos, Negócios e  Economia, História, Ciências Sociais, Ciências, Matemática e Tecnologia, Bancos de Dados e Arquivos, Geral, etc.

Espero ter ajudado.

Abraço e até a próxima.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

eighteen − sixteen =

One Reply to “Bases de Dados Científicas”

CATARINA RODRIGUES

Grata pelas informações.