Infelizmente, os casos de roubo de celulares no Brasil não são poucos.
Essa prática é mais comum do que se imagina, como atestado pelo Panorama Mobile Time/Opinion Box – Roubo de Celulares no Brasil – 2020 (https://www.mobiletime.com.br/pesquisas/celulares-roubados-julho-de-2020/).
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- 64 milhões de vítimas, aproximadamente, no Brasil são de roubo/furto de celulares;
- 102,4 milhões de celulares foram roubados/furtados;
- 50% dos internautas brasileiros que responderam à pesquisa já foram vítimas de roubo/furto de celular;
- 89% das pessoas evitam utilizar o celular em locais públicos;
- 16% dessas possuem seguro contra roubo ou furto do aparelho.
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Sabemos que hoje em dia há muitas informações no celular.
Mais do que isso, temos informações pessoais, comerciais, aplicativos que usamos com frequência, conversas, senhas, enfim, nosso dia a dia está ali dentro.
Nas situações em que a pessoa é vítima de roubo de celular, duas ações práticas são necessárias:
1ª – Registrar um Boletim de Ocorrência
O Boletim de Ocorrência irá ajudar de duas formas:
– a primeira é a notificação de que a partir daquela data o celular não estava mais em suas mãos, mas sim de terceiros, o que pode lhe resguardar de problemas futuros que venham a ocorrer;
– a segunda é que registrando um Boletim de Ocorrência você notifica as autoridades sobre o furto de celulares naquela região/local, podendo esses dados serem utilizados para alguma ação efetiva de combate ao problema.
2 ª – Ligar para sua operadora de celular e pedir o bloqueio de conta e do dispositivo
A segunda ação é ligar para a sua operadora de telefonia e pedir o bloqueio de sua linha e dispositivo.
O bloqueio da linha irá impedir que o seu número seja utilizado.
Este procedimento é relativamente rápido e, dentro de algumas horas, a linha estará desativada.
Ao desativar uma linha, ela é cadastrada pela sua operadora em um banco de dados denominado de Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (CEMI), onde a mesma fica impedida de ser utilizada.
O Bloqueio do Dispositivo também poderá ser realizado na operadora, porém, para isso você terá que ter em mãos o número IMEI de seu dispositivo e também o Boletim de Ocorrência que você registrou na Delegacia.
Realizadas essas ações, o seu celular ficará completamente bloqueado e impedido de ser utilizado por outras pessoas.
Outras dicas importantes em caso de roubo do celular:
– Notifique o seu banco (principalmente se utilizar aplicativos de home banking);
– Mantenha sempre um bloqueio de tela configurado em seu dispositivo (bloqueio de tela inicial);
– Evite, a qualquer custo, manter armazenadas senhas em aplicativos como bloco de notas, aplicativos de mensagens e e-mails;
– Procure sempre que possível nunca repetir senhas de banco em outros lugares/sites/aplicativos que você utiliza.
Abraço e até a próxima.

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