Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

40 Mitos e Verdades sobre o seu Celular

CELULARES à prova d’água, posso confiar?

Roberto
Escrito por Roberto em Novembro 20, 2022
CELULARES à prova d’água, posso confiar?
Junte-se a mais de 1000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A dica aqui é: algumas categorias de smartphones são resistentes à água e não à prova d´água e isso tem uma grande diferença.

Celulares popularmente comercializados com a classificação IP67 e IP68 são os que possuem o mais alto nível de proteção à poeira e à agua, porém, mesmo com essa classificação máxima de proteção, existem limites tanto de profundidade, quanto de tempo de exposição à água que precisam ser respeitados, ou, conforme alguns fabricantes descrevem, evitados.

    • IP67: protegido contra poeira e resistente a um mergulho na água de até 1 metro de profundidade, por 30 minutos.
    • IP68: protegido contra poeira e resistente a um mergulho na água de forma contínua, em geral até 3 metros de profundidade.

De forma resumida para um bom entendimento, a sigla IP vem acompanhada de dois numerais. O primeiro informa a resistência do aparelho à poeira e vai de 0 a 6.

Já o segundo, informa a resistência à água e vai de 0 a 8. Dessa forma, quanto maiores esses números associados à sigla, melhor será a proteção contra poeira e água nos aparelhos.

Dica: Em geral, dadas as informações técnicas dos fabricantes, os aparelhos com maior grau de proteção IP aguentam cerca de 30 minutos com imersão de até um metro de profundidade (considerando um cenário de água doce). Mas é sempre bom lembrar: tecnologia e água não são muito amigos…

Abraço e até a próxima.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

16 − 2 =