Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

40 Mitos e Verdades sobre o seu Celular

Melhores Dicas: Entendendo a Bateria do seu Celular

Roberto
Escrito por Roberto em Novembro 14, 2022
Melhores Dicas: Entendendo a Bateria do seu Celular
Junte-se a mais de 1000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

No que tange às baterias dos celulares há duas questões importantes: a primeira é quanto à amperagem, ou, em outras palavras, o quanto ela consegue guardar/reter de energia; a segunda questão diz respeito aos tipos de baterias presentes nos celulares atualmente (Li-Ion ou Li-Po).

Você já deve ter observado na especificação técnica de uma bateria de celular que ela geralmente apresenta uma sigla, ao lado de um valor, como por exemplo: 3000 mAh. Mas afinal, o que isso significa?

Pois bem, a capacidade da bateria é medida em miliampere-hora, por isso a sigla “mAh”. Assim, quanto maior o valor descrito nessa sigla (no nosso exemplo: 3000) maior será a sua retenção de carga e também maior será a sua duração.

Dica: Se tiver que escolher entre celulares no quesito baterias, prefira sempre baterias com maiores valores de capacidade em mAh. Afinal, quanto maior a quantidade de miliamperes indicada, maior será a autonomia desse dispositivo.

Tipos de baterias para celulares

É bastante recorrente também dúvidas dos usuários quanto às siglas das baterias, as quais se referem aos materiais utilizados em seu processo de fabricação. Há duas siglas bastante comuns: Li-Ion (Íons de Lítio) e Li-Po (Íons de Polímero).

Mas o que elas representam de fato? O que diferencia uma da outra?

As baterias do tipo Li-Ion são utilizadas em grande parte dos celulares, notebooks e tablets já há algum tempo, enquanto as baterias do tipo Li-Po são mais comuns em dispositivos Apple.

O lítio, em si, é um material alcalino (metal) que serve de base para a produção desses dois tipos de bateria (Li-Ion e Li-Po), pois possui características essenciais para sua utilização, como, por exemplo, um grande potencial eletroquímico, densidade e leveza, se comparado a outros metais.

Baterias do tipo Li-Po costumam ser mais leves, flexíveis e com maior poder de energia. O próprio polímero (material-base utilizado para a sua fabricação) é um material bastante maleável, o que permite uma redução do peso das baterias em pelo menos 20%.

Aí vem a pergunta: E por que as baterias do tipo Li-Po não dominam o mercado ainda? Simples: seu custo de fabricação ainda é alto, o que naturalmente aumentaria o preço final de venda dos dispositivos.

Ao compararmos as duas soluções em baterias presentes no mercado (Li-Ion e Li-Po), concluímos que ambas possuem características semelhantes de recarregamento, desempenho energético e ciclo de vida útil, além de ambas não viciarem.

Abraço e até a próxima.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

eighteen + twenty =