Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

40 Mitos e Verdades sobre o seu Celular

Melhores Dicas: Tela do seu Celular

Roberto
Escrito por Roberto em Novembro 11, 2022
Melhores Dicas: Tela do seu Celular
Junte-se a mais de 1000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A tela dos celulares possui basicamente cinco tipos principais de tecnologias envolvidas em sua fabricação, que são: LCD, IPS, OLED, AMOLED e Super AMOLED.

Quando vemos esses tipos de telas nas descrições de dispositivos em sites de vendas, anúncios, reviews, entre outros, sabemos do que se trata? Talvez nem sempre, não é?!

A diferença de cada uma delas se dá pela evolução empregada em seu processo tecnológico e também pela melhoria que as mesmas oferecem, como por exemplo, o conforto visual, a usabilidade, a qualidade das imagens e vídeos gerados, o consumo de bateria, entre outros fatores que afetam diretamente a experiência do usuário.

Vamos conhecer agora as principais tecnologias referentes às telas encontradas no mercado.

LCD

A tecnologia LCD [Liquid Cristal Display; em português, “Tela de Cristal Líquido”] pode ser descrita como a mais básica de todas. Opera através de cristais líquidos transparentes, que modificam sua estrutura molecular ao receber diferentes tipos de correntes elétricas.

Pode-se afirmar que as telas LCD se constituem como as menos econômicas, o que impacta diretamente no consumo de energia produzida e, consequentemente, no tempo de duração da bateria.

LCD IPS

Evolução da tecnologia LCD convencional, o IPS [In-Plane Switching; em português, “Comutação Plana”], propicia uma reprodução de cores, contraste e brilho mais precisas que sua versão anterior.

A maior diferença entre a tecnologia LCD e a LCD IPS é que, na tecnologia LCD IPS, as moléculas se apresentam perto da superfície do display de maneira agrupada, propiciando assim, uma melhor qualidade de imagem.

OLED

Como o próprio nome sugere, o OLED [Organic Light-Emitting Diode; em português, “Diodo Emissor de Luz Orgânica”] é uma evolução do LED.

O material utilizado nesses displays muda também.

Enquanto no LCD, basicamente, temos a utilização de cristais líquidos, na tecnologia OLED são empregados diodos orgânicos.

Entre as características funcionais dessa tecnologia, tem-se um menor consumo de energia nesses aparelhos e uma estrutura mais fina na modelagem final dos dispositivos.

Uma desvantagem desse tipo de tecnologia acaba sendo o custo de reparo e manutenção das telas, que, consequentemente, acabam sendo um pouco mais caras que as da tecnologia anterior (LCD).

AMOLED

A tecnologia AMOLED [Active Matrix Organic Light–Emitting Diode; em português, “Matriz Ativa de Diodos Orgânicos Emissores de Luz”] é basicamente uma integração das tecnologias OLED e LCD TFT.

Diversos dispositivos utilizam essa tecnologia hoje, principalmente devido à qualidade de contraste, à exibição de cores (mais fluidas) e pela melhor autonomia da bateria.

SUPER AMOLED

Considerada a evolução das telas AMOLED, a tecnologia Super AMOLED (utilizada principalmente em dispositivos Samsung), permitiu o desenvolvimento de displays mais flexíveis e telas com menores espessuras (diminuição do número de camadas), o que possibilitou também um maior espaço para alocação da bateria.

Acrescenta-se ainda como ganhos proporcionados por essa tecnologia, uma melhor definição de tela, consumo reduzido de energia, além de uma estrutura mais leve para o dispositivo como um todo.

Abraço e até a próxima!

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

six − four =