Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

40 Mitos e Verdades sobre o seu Celular

Melhores Dicas: Escolhendo uma boa câmera para seu Celular

Roberto
Escrito por Roberto em Novembro 14, 2022
Melhores Dicas: Escolhendo uma boa câmera para seu Celular
Junte-se a mais de 1000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

É através delas que tiramos fotos, selfies, criamos vídeos, participamos de videochamadas, entre outras tantas funções que elas nos proporcionam.

Por essa razão, nos últimos anos, as câmeras de celulares ganharam atenção especial e, consequentemente, diversas tecnologias associadas ao seu projeto de desenvolvimento e às suas funções se expandiram.

Aí vem a pergunta: como escolher uma boa câmera ao adquirir um celular? O que devo observar com maior atenção? Quais itens técnicos avaliar com maior precisão?

Considerando esses itens fundamentais, seguem algumas dicas para auxiliar você na escolha da câmera.

Megapixels

Compreendemos que um pixel diz respeito a menor unidade que forma uma imagem digital. Da mesma forma, quando nos referimos à unidade megapixels estamos dizendo que determinada imagem é formada por milhões de pixels, que, juntos, produzem a imagem como um todo.

Partindo desse fundamento, quanto mais pixels presentes em uma imagem, melhor será sua resolução, e, consequentemente, maior também será o tamanho desse arquivo.

Tamanho da abertura

Também descrita como Aperture size, o tamanho da abertura é um fator bem considerável na qualidade final de uma imagem. Ele diz respeito, mais especificamente, ao diafragma presente nas câmeras.

Entre suas funções, estão: controlar a quantidade de luz que chega ao sensor e determinar a profundidade de campo e o foco/desfoco.

Foco

O foco em câmeras para celulares possui geralmente duas categorias principais:

• Autofoco: recurso utilizado pela câmera como forma de “dar ênfase” à imagem de forma automática, fazendo isso sem nenhuma intervenção do usuário.

• Foco por toque: como o próprio nome sugere, permite ao usuário tocar em determinado ponto da tela (ou objeto) onde ele quer dar foco, o que permite certa personalização da imagem a ser gerada.

ISO

Nomenclatura que se refere a uma medida de sensibilidade à luz (ou, definição da imagem). Quanto maior for o número ISO, mais clara será a imagem; quanto menor, mais escura, simples assim.

Entretanto, também quanto mais alto for o valor do ISO, maior a probabilidade de granulação na imagem e ruído digital.

Especificações com ISO 100, por exemplo, correspondem a câmeras capazes de capturar imagens nítidas quando em boas condições de iluminação. Ademais, em modo automático, ele se adapta à luz do ambiente.

Zoom

O recurso zoom em uma câmera de celular se refere à capacidade de essa câmera ampliar objetos, pessoas, paisagens, entre outros diversos cenários distantes.

Como fatores de qualidade do zoom estão o limite máximo de aproximação que esse recurso alcança, bem como, a resolução da imagem ao utilizá-lo.

A “potência” propiciada pelo recurso zoom pode ser classificada em dois grupos principais:

• Zoom óptico: sempre o mais indicado, assemelha-se muito a um binóculo. No zoom óptico, as próprias lentes da câmera são utilizadas para realizar a aproximação de um objeto, de pessoa, etc. A sua vantagem na câmera é um mínimo de distorção e desfoque ocasionado.

• Zoom digital: com menor qualidade do que o zoom óptico, o zoom digital cumpre o seu papel de aumentar a imagem, porém, distorce a mesma, o que traz menor qualidade no resultado final (se comparado ao zoom óptico).

Estabilização

Recurso que faz com que a foto (ou vídeo) não saia tremida no ato de sua captura. Quando esse recurso não está presente, qualquer tremida pode fazer com que a imagem gerada fique borrada.

Semelhante ao zoom, o recurso de estabilização conta com duas categorias principais:

• Óptica: capaz de compensar movimento, essa estabilização minimiza tremores e consegue fotografar em condições de pouca luz.

• Digital: procura também minimizar o movimento da câmera, porém a imagem pode ter o efeito de “granulação”, devido a um elevado grau de ISO.

HDR

O recurso HDR [High Dynamic Range, em português, “Alto Alcance Dinâmico”] tem como objetivo capturar intensidades diferentes de luz, preservando os detalhes das cores presentes nas imagens.

O resultado de utilização do recurso HDR no dispositivo é a geração de imagens mais nítidas, com melhores níveis de contraste e cores mais vivas, entre outros.

Abraço e até a próxima.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

eleven − one =