Ao iniciar a escrita de um trabalho científico, seja um artigo, TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), entre outros, duas questões se tornam fundamentais:
- Primeira: conhecer as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) básicas para escrita científica (espaçamentos, citações, fontes, referências a figuras, tabelas, gráficos, bibliografia, entre outros). Estas regras são regulamentadas por uma NBR (Norma Técnica Brasileira). Dentre elas, podemos citar:
-
- NBR 6022 – Artigos científicos.
- NBR 10520 – Citações.
- NBR 6024 – Numeração progressiva das seções de um documento.
- NBR 15287 – Projeto de pesquisa.
- NBR 14724 – Trabalho Acadêmico.
As normas presentes nas NBRs correspondem as recomendações, servem entre outros para padronizar, organizar e qualificar a produção de documentos ou procedimentos que por sua vez, podem ser seguidas pelas instituições de ensino de modo geral.
- Segunda: estruturar um documento contendo estas regras (por mais que as vezes uma instituição disponha de um modelo, faz-se necessário acrescentar itens, adaptar, etc.).
A boa notícia é que geralmente temos “modelos” contendo as regras exigidas em um artigo, por exemplo:
Porém, nem sempre o mesmo acontece no desenvolvimento de uma monografia, dissertação ou tese. Pensando nisso, existem algumas soluções bem interessantes, tanto para geração automática de referências, como para formatação completa de um trabalho acadêmico. Então, vamos conhecer algumas delas, neste artigo.
1 – MORE – Mecanismo On-line para Referências – UFSC
Link: (http://www.more.ufsc.br/)
Esta ferramenta permite criar referências para monografias, periódicos, artigos, livros, vídeos, slides, entre outros, conforme é possível visualizar no menu em azul (esquerda) da imagem acima. Além disso, trata-se de uma ferramenta online e de livre acesso, contando com suporte e tira dúvidas. Para o usuário é possível ainda criar uma conta e guardar as referências ali criadas.
2 – Mettzer
Link: (https://www.mettzer.com/)
Ferramenta online e gratuita (por sete dias) para criação completa de um trabalho científico (artigo, TCC, etc.). Permite a exportação do trabalho pronto em formato DOC ou PDF, controle de versões, entre outros recursos. Acessível por computador ou tablet.
O site apresenta ainda diversos materiais que auxiliam o aluno no entendimento dos passos necessários ao desenvolvimento de seu TCC do início ao fim, confira:
- Regras ABNT para TCC.
- Normas ABNT: guia definitivo com tudo o que você precisa saber.
- Vídeo – Tutorial de demonstração da ferramenta.
3 – Fastformat
Link: (https://fastformat.co/)
O plataforma FastFormat, permite a criação e personalização de uma boa quantidade de trabalhos acadêmicos, entre eles artigos científicos, monografias, dissertações, teses, livros, entre outros.
Entre os recursos estão a identificação e correção de erros ortográficos instantaneamente, indicativos de redundância, gerenciamento de referências (ABNT, Vancouver, Harvard, Chicago, entre outras), além de ferramentas de revisão em geral.
Para utilizar a ferramenta é possível a autenticação via Facebook ou conta do Google, ou então criando uma nova conta. O bacana da ferramenta é que ao criar um novo documento é possível buscar uma série de modelos pré-prontos utilizados em diversas instituições de ensino do Brasil.
A ferramenta é gratuita para um número limitado de páginas e conta com planos mensais (integração de recursos).
Por hoje é isso, um abraço e até a próxima!
Referências:
*http://www.more.ufsc.br/*
*https://www.mettzer.com/*
*https://fastformat.co/*

08 Ferramentas de Armazenamento em Nuvem GRATUITAS

Editores de Imagens: os Melhores Aplicativos para Android e iOS (Gratuitos)

Escrever no Celular? 04 Melhores Editores de Textos

Os 05 Melhores Bancos de Imagens Gratuitos na Internet
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.