Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Ferramentas de Gamificação

05 Ferramentas online GRATUITAS para gamificação na educação

Roberto
Escrito por Roberto em Março 14, 2023
05 Ferramentas online GRATUITAS para gamificação na educação
Junte-se a mais de 1000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Neste artigo, veremos algumas opções interessantes de ferramentas online gratuitas de gamificação que podem ser usadas para tornar o aprendizado mais envolvente. Aqui estão algumas das principais ferramentas, confira:

1 – Kahoot!

O Kahoot é uma ferramenta de gamificação que permite criar questionários, jogos e pesquisas interativos. É fácil de usar e pode ser personalizado para atender às necessidades do usuário. Os jogadores podem se conectar através de seus dispositivos móveis para participar dos jogos e competir uns contra os outros.

Pontos positivos: fácil de usar, personalizável, interativo e competitivo.

Pontos negativos: pode ser limitado em termos de recursos avançados.

Site oficial: https://kahoot.com/

2 – Quizlet

O Quizlet é uma ferramenta de estudo online que permite criar flashcards, testes e jogos para ajudar no aprendizado de diferentes assuntos. É possível colaborar com outros usuários e importar conteúdo de outras fontes.

Pontos positivos: permite uma ampla variedade de recursos de aprendizagem, colaborativo e fácil de usar.

Pontos negativos: pode ser limitado em termos de personalização e recursos avançados.

Site oficial: https://quizlet.com/

3 – Classcraft

O Classcraft é uma ferramenta de gamificação que transforma a sala de aula em um jogo de RPG, onde os alunos assumem papéis de personagens e ganham pontos por suas ações. É possível personalizar o jogo de acordo com o plano de aula e os objetivos de aprendizagem.

Pontos positivos: altamente personalizável, envolvente e pode ser adaptado para diferentes estilos de aprendizado.

Pontos negativos: pode levar tempo para configurar e pode ser difícil de controlar o jogo.

Site oficial: https://www.classcraft.com/

4 – Duolingo

O Duolingo é uma plataforma de aprendizado de idiomas gamificada, que utiliza jogos e recompensas para tornar o aprendizado mais divertido e envolvente. Os usuários podem definir metas de aprendizagem e acompanhar seu progresso.

Pontos positivos: altamente motivador, personalizável e gratuito.

Pontos negativos: pode ser limitado em termos de recursos avançados e pode não ser adequado para todos os estilos de aprendizado.

Site oficial: https://www.duolingo.com/

5 – Socrative

O Socrative é uma ferramenta de gamificação que permite criar avaliações e questionários interativos em tempo real. Os alunos podem participar através de seus dispositivos móveis e receber feedback imediato.

Pontos positivos: fácil de usar, personalizável e interativo.

Pontos negativos: pode ser limitado em termos de recursos avançados e não é tão envolvente quanto outras ferramentas de gamificação.

Site oficial: https://socrative.com/

Conclusão

Em geral, essas ferramentas são gratuitas e fáceis de usar, com recursos variados que podem ser adaptados para diferentes objetivos de aprendizagem. Cada ferramenta tem seus próprios pontos fortes e fracos, portanto, é importante experimentá-las para encontrar a que melhor atende às necessidades individuais.

Referências

*https://www.edapp.com/blog/pt/10-plataformas-de-aprendizagem-de-gamificacao/
*https://www.arquer.com.br/educacao-e-cultura/confira-7-ferramentas-online-de-gamificacao-para-usar-na-sua-aula/
*https://userguiding.com/pt-br/blog/melhores-softwares-de-gamificacao/

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

nineteen − six =